Encerramento da 22ª Semana de Alfabetização da EJA
- DIPED SANTO AMARO
- 30 de set.
- 2 min de leitura
No dia 18 de setembro, no auditório do CEU Alvarenga, a DRE-SA realizou o evento de Encerramento da 22ª Semana de Alfabetização da EJA com a participação de educandos, professores e representantes das entidades parceiras. A diretora regional de Educação, Carolina Nogueira Droga, fez o discurso de abertura do encontro: “reconhecemos o esforço, dedicação e conquista de cada um dos educandos do MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos) que é muito mais do que um programa, é um espaço de transformação, reencontro, afirmação de direitos e da valorização da história de cada um. Quero agradecer a todos educadores que fazem acontecer esse trabalho com muito carinho e compromisso em Santo Amaro”, declarou Carolina.

Com o objetivo de fortalecer a alfabetização de jovens e adultos, combater o analfabetismo e promover uma educação crítica, participativa e inspirada na educação popular de Paulo Freire, a 22ª Semana de Alfabetização teve como tema “MOVA SP: Alfabetização que cuida, liberta, reconhece os saberes e dá visibilidade aos sujeitos”. Em Santo Amaro o encerramento contou com a participação dos educandos, educadores e gestores das seguintes entidades: Centro Integrado de Promoção Social (CIPS), Associação Conquistando um Espaço, Sociedade Amparo Fraterno – Casa Do Caminho, CPDDH – Frei Tito de Alencar Lima, Centro Comunitário Jd. Autódromo e Entidade de Promoção e Assistência Social – Espaço Aberto.
O encontro contou também com homenagens aos educadores Marilene Camargo e Paulo Nakamura que atuam na alfabetização de adultos desde a década de 80, tendo trabalhado ao lado de Paulo Freire na época que foi secretário de Educação. As educadoras de entidades parceiras, Isabel Cristina da Silva e Jocelma Maria Lima da Silva fizeram a leitura de poemas e discursos homenageando a trajetória dos educadores.

O encerramento terminou em festa com o auditório cantando juntos o “Hino da EJA” e depois dançando com apresentação do DJ Daniel Marques, mais conhecido como “DJ Odan Black In”. Durante o encontro os participantes contaram com apresentações culturais do cantor Thiago Ariel e da atriz Ivete Damasceno.
Para Neusa Rocha, formadora da DIPED da DRE-SA, o evento é importante para o território de Santo Amaro pois “destaca a importância da alfabetização na transformação social e no desenvolvimento pessoal das educandas e educandos, promovendo a inclusão e a conscientização sobre os direitos à educação”.


Por Rodrigo Shimizu
Formador DIPED
Comentários