Avaliação
O Que é Avaliar?
Podemos partir da definição etimológica: “[...] avaliar significa dar valor a algo, determinar o valor ou mérito de um objeto, seja o que for que estiver sendo avaliado. Segundo Fernandes e Freitas (2007), a avaliação é uma das atividades que ocorre no processo pedagógico, o qual inclui outras ações como a formulação dos objetivos da ação educativa, a definição de seus conteúdos e métodos, entre outras.” (Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de concepções e práticas, 2020, p.20, grifos nossos).
Nessa mesma linha, o Currículo da Cidade (CC), na Parte 1 - Introdutório, comum a todos os componentes curriculares, apresenta que “compreendemos a avaliação como um ato pedagógico, que subsidia as decisões do professor, permite acompanhar a progressão das aprendizagens, compreender de que forma se efetivam e propor reflexões sobre o próprio processo de ensino.” (CC, p.53)
Em outras palavras, a avaliação, para além de parte integrante de qualquer processo educativo, prevê um uso para o resultado da avaliação na forma de ações.
“Quando a avaliação se traduz em procedimento de verificação e atribuição de notas, Luckesi (1999, p. 93) nos alerta que não houve efetivamente uma avaliação, mas apenas a verificação, pois, segundo ele, “a avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo a decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que ‘congela’ o objeto; a avaliação por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação”.” (Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de concepções e práticas, 2020, p.21).
Desta forma, o Currículo da Cidade (p.54) explicita diferentes objetivos para a avaliação, ou tipos de função avaliativa com diferentes características. Descritos na tabela a seguir:
E estes diferentes tipos de funções avaliativas se relacionam e se retroalimentam, conforme o esquema a seguir (também do Currículo da Cidade, p.55).
Segue dos diferentes tipos de função da avaliação a existência de diferentes formas de se avaliar.
“Outro aspecto importante a considerar nesse processo é o planejamento da avaliação a partir de diferentes instrumentos avaliativos. Utilizar provas, relatórios, fichas de observação, registros, seminários, autoavaliação, entre outros, permite ao professor levantar informações sobre os conhecimentos que os seus estudantes já possuem e suas dificuldades, de forma que esses elementos possibilitem ao professor planejar suas atividades de ensino de forma mais adequada.” (Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de concepções e práticas, 2020, p.55)
Por fim, precisamos considerar a necessidade de envolver as(os) estudantes no processo de avaliação num movimento de autonomia e acompanhamento de sua própria aprendizagem.
"Uma forma é, como nos coloca o Currículo da Cidade é: “Para os estudantes, a avaliação fornece informações que permitem acompanhar a evolução de seu conhecimento, identificando o que aprenderam e o que precisa de maior investimento em período de tempo, regulando seu processo de aprendizagem e corresponsabilizando-se por essa ação. Porém, para que isso aconteça é necessário criar na escola uma cultura avaliativa. Não basta somente aplicar o instrumento e mensurar as aprendizagens com um conceito ou nota." (CC, p.53, grifos nossos).
Avaliação Externa
"A avaliação externa, embora muito associada aos testes padronizados, pode acontecer por meio de diferentes procedimentos, como por exemplo, análises feitas por supervisores de ensino sobre o trabalho pedagógico a partir de informações coletadas na/da escola; consulta a empregadores sobre o desempenho de egressos de uma determinada escola. Isso quer dizer que a avaliação externa é aquela realizada por agentes que não integram a equipe escolar." (Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de concepções e práticas, 2020, p.45-46, grifos nossos).
Prova e Provinha São Paulo - PSP
A Provinha e Prova São Paulo são avaliações censitárias que medem a proficiência das(os) estudantes, nas habilidades avaliadas, para promover encaminhamentos nas diferentes esferas, que visam promover a aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino municipal. Ela é composta por dois conjuntos de dados: (i) um referente às proficiências das(os) estudantes; e (ii) os resultados dos Formulários de Fatores Associados para estudantes, para a família, para docentes e para gestoras(es).
-
Esfera: Municipal
-
Periodicidade: Anual
-
Histórico:
A Prova São Paulo é aplicada para estudantes:
Do 2º e 3º ano desde 2017, recebendo o nome de Provinha São Paulo
Do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental desde 2007;
Da 1ª série do ensino médio desde 2022, da 2ª série desde 2023 e 3ª série a partir de 2024;
Da EJA, todas as etapas, desde 2022.
-
Modalidade: Prova Impressa e Prova Digital.
-
Resultados: São disponibilizados na forma de revista pedagógica no Sistema Educacional de Registro da Aprendizagem - SERAp.
Matriz de Referência da Prova São Paulo
Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP)
Instaurado pelo Decreto nº 58.839, de 3 de julho de 2019, o índice é capaz de sintetizar os resultados individuais da Prova São Paulo e o fluxo de estudantes, fornecendo parâmetros para o planejamento de estratégias pedagógicas. Para mais informações leia o documento a seguir.
Teste Adaptativo Informatizado - TAI
O Teste Adaptativo Informatizado - TAI é um recurso digital que permite estimar a proficiência de estudantes em diferentes componentes, a partir de um teste baseado na Teoria de Resposta ao Item, com uma seleção automatizada de questões com base nos erros e acertos na questões anteriores. Deste modo as provas tem um número variável de questões, terminando quando o recurso consegue estimar a proficiência.
Em 2023 foi aplicado pela primeira vez: (i) em 15 EMEFs para estudantes do 1ºe 2º ano do Ciclo de Alfabetização; e (ii) para todas(os) estudantes de 5º e 9º do Ensino Fundamental nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
-
Esfera: Municipal
-
Periodicidade: Ainda em testes.
-
Histórico: Aplicado pela primeira vez no ano de 2023.
-
Modalidade: Prova Digital
-
Resultados: Disponibilizados pela SME para as DREs e encaminhados às UEs. O resultado é nominal por estudante por série/ano apontando a proficiência estimada pelo teste.
-
Para mais informações: Clique Aqui.
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP
"O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional." (Site do SARESP).
Para nossa rede, segundo a lei estadual nº17.575 de 2022, está prevista a participação Municipal para as turmas de 2º e 5ºano e do Ensino Médio no Provão Paulista Seriado.
-
Esfera: Estadual
-
Periodicidade: Anual
-
Histórico: A implementação foi no ano de 1996
-
Modalidade: Prova Impressa (para 2º e 5º; e Ensino Médio) e
Prova Digital (para 6º a 9º ano, nossa rede não realiza). -
Resultados: Disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
-
Mais informações: Site do SARESP. Site específico do Provão Paulista Seriado.
O Decreto estadual nº 67.941 de 18 de setembro de 2023 institui o Provão Paulista Seriado como parte do SARESP e de sua função como meio de acesso ao ensino superior para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas.
Ainda do mesmo decreto, são especificados os objetivos do Provão (grifos nossos):
Artigo 2o - São objetivos gerais do Provão Paulista Seriado:
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior;
II - unificar os processos seletivos de acesso à educação superior, de modo a substituir os exames vestibulares isolados para os estudantes que tenham cursado o ensino médio exclusivamente na rede pública do Estado de São Paulo ou de outros entes da federação.
Artigo 3o - São objetivos específicos do Provão Paulista Seriado:
I - oportunizar o acesso às diferentes modalidades de educação superior;
II - avaliar anualmente os alunos do ensino médio de forma seriada;
III - permitir ao aluno do ensino médio o acompanhamento de seu próprio desenvolvimento escolar, o conhecimento de suas potencialidades e a identificação de suas dificuldades;
IV - criar referência estadual para egressos do ensino médio;
V - nortear políticas de valorização acadêmica;
VI - contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos do ensino médio;
VII - despertar no aluno do ensino médio o desejo pela continuidade de sua formação educacional.
-
Esfera: Estadual
-
Periodicidade: Anual
-
Histórico: Iniciado em 2023
-
Modalidade: Prova Impressa
-
Resultados: Disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
-
Mais informações: Site da Secretaria de Educação do Estado - Provão Paulista Seriado.
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB
"O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais." (Site do SAEB)
-
Esfera: Federal
-
Periodicidade: Bienal
-
Histórico: Realizado desde 1990
-
Modalidade: Prova Impressa.
-
Resultados: Disponibilizados pelo INEP.
-
Para mais informações: Site do SAEB.