top of page
Capa do Currículo EF

Matemática

Matemática

         "A Matemática é uma construção humana que envolve um conjunto de conhecimentos associados, por exemplo, aos números, às formas geométricas e a diversos tipos de raciocínio como dedução, indução, estimação, aproximação, entre outros. Ajuda a resolver diversos tipos de problemas, muitas vezes, apresentando diferentes soluções. É um conjunto de ideias que permite analisar fenômenos e situações presentes na realidade para obter informações e conclusões que não estão explícitas. Além disso, possibilita a obtenção de modelos, relações, padrões e regularidades, de forma a conhecer e analisar a realidade e obter informações para tomar decisões. Sua aprendizagem contribui para a formação integral dos estudantes e seu desenvolvimento permite enfrentar os desafios que se apresentam na vida cotidiana de qualquer pessoa." (Currículo da Cidade - Matemática, p. 64).

         O Currículo da Cidade (CC) apresenta a compreensão de que os conceitos matemáticos estão embasados em ideias fundamentais que se repetem e se inter-relacionam.

 

Ideias Fundamentais da Matemática

Algumas Ideias Fundamentais da Matemática segundo o Currículo da Cidade – Matemática (p. 65)

Eixos  da Matemática

Os Objetos do Conhecimento (OC) estão organizados em Eixos Estruturantes e Eixos Articuladores.

 

Eixos Estruturantes

“Os eixos estruturantes foram definidos em função da natureza e especificidade da área de Matemática e cada eixo utiliza a mesma nomenclatura da BNCC (2017). [São: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; e Probabilidade e Estatística] Eles serão trabalhados de forma articulada com a finalidade de permitir uma visão ampla da Matemática, de acordo com as possibilidades de compreensão dos estudantes, levando em conta a sua faixa etária” (Currículo da Cidade – Matemática, p. 77).

Diagrama de Venn de Interseções dos eixos estruturantes da Matemática

Diagrama de Venn de cinco conjuntos, como proposto por Anthony W. F. Edwards, para representar as possibilidades de combinações entre os Eixos Estruturantes.

Eixos Articuladores

São eixos apresentados por ano/série que possibilitam “[...]uma articulação entre os vários eixos da Matemática (intramatemática) e da Matemática com outras áreas do conhecimento (extramatemática). Esses eixos contribuem para que os estudantes possam vivenciar experiências dentro e fora da escola, proporcionando a construção de sua identidade e de um posicionamento crítico e ético na sociedade, cooperando para a formação integral do estudante e para o letramento matemático.” (Currículo da Cidade – Matemática, p. 78).  São os eixos:

•Jogos e Brincadeiras “Como já foi dito, compreendemos que os jogos são considerados, ao mesmo tempo, objeto de conhecimento e estratégia para aprendizagem ao longo do Ensino Fundamental, pois são potencialmente ricos para o desenvolvimento do raciocínio, da comunicação e da argumentação, possibilitando a formação integral do estudante. Assim, jogos e brincadeiras são trabalhados no Currículo da Cidade tanto como uma estratégia de ensino, propiciando uma melhor aquisição do conhecimento matemático, por meio de atividades lúdicas que estão entre os direitos de aprendizagem, quanto como objeto de conhecimento em si, possível de ser desenvolvido num currículo.” (Currículo da Cidade – Matemática, p. 79)

•Processos Matemáticos “O eixo articulador que envolve os processos matemáticos deve desenvolver-se simultaneamente aos outros eixos e se articular sobre processos básicos imprescindíveis no “fazer matemático”: a resolução e formulação de problemas, os projetos de investigação matemática, a matematização6, os jogos e a modelagem. Esses processos são ricos para o desenvolvimento do raciocínio, representação, comunicação, generalização, argumentação e estabelecimento de conjecturas numa variedade de contextos usando conceitos e procedimentos matemáticos. Os processos de resolução de problemas e de tarefas investigativas constituem os eixos principais da atividade matemática e devem ser fonte e suporte principal da aprendizagem ao longo do Ensino Fundamental, pois se constituem pedras angulares da Educação Matemática.” (Currículo da Cidade – Matemática, p. 80)

•Conexões Extramatemática “As conexões extramatemática têm sido indicadas pelas reformas curriculares a partir dos anos 1980. Elas buscam o diálogo entre os conhecimentos matemáticos e os contextos sociais vivenciados pelos estudantes fora do âmbito escolar, trazendo como princípios a busca por situações que sejam mais significativas para a compreensão de conceitos matemáticos sem exageros ao formalismo matemático. O eixo de conexões extramatemática visa à aprendizagem e ao desenvolvimento global do estudante, permitindo a superação da fragmentação do conhecimento, a aplicação na vida real, o protagonismo do estudante e a importância do contexto para dar significado ao que se aprende, o que corrobora alguns princípios subjacentes à BNCC (2017). Com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento desse eixo, o Currículo da Cidade para Matemática reafirma seu compromisso com a Educação Integral, reconhecendo que o ensino dessa área do conhecimento deve propiciar a formação integral do estudante e seu desenvolvimento humano global, o que implica romper com a visão compartimentada que privilegia a dimensão cognitiva em detrimento de uma formação integral e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.” (Currículo da Cidade – Matemática, p. 81)

Professor(a) Orientador(a) de Área - Matemática

(POA – Matemática)

O cargo de Professor(a) Orientador(a) de Área é normatizado pela Instrução Normativa SME  Nº 01 de 4 de janeiro de 2024.

 

O/A POA atua na parceria com a Coordenação Pedagógica (CP) e com docentes do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e de Ensino Médio principalmente, segundo os incisos do art 3º da referida IN, na(o):

 

I - acompanhamento de planejamentos com vistas a sua qualificação e ajuste dos dados de aprendizagem dos estudantes e às Orientações Didáticas do Currículo da Cidade;

II - apoio ao planejamento diário dos docentes de sua área de atuação e professor de Recuperação Paralela;

III - apoio na análise de dados e no acompanhamento das ações das aprendizagens dos estudantes, com foco no planejamento docente;

IV - implementação do Currículo da Cidade e suas Orientações Didáticas de Língua Portuguesa e Matemática.

Documentos Orientadores

Lista de Documentos Orientadores referentes ao componente Curricular de Matemática

Currículo da Cidade 

Capa do Currículo EM

Instrumento de Acompanhamento Docente - IAD

Capa Documento Orientador de IAD - MT

Orientações Didáticas

Capa das Orientações Didáticas

Recuperação Contínua de Matemática - 5º e 9º ano

Capa dos E-books (2023)
image.png

Kits de Experiências Pedagógicas

Capa Kit pedagógico

Matriz de Referência para Avaliação Escolar -

Prova São Paulo

Matriz - MT

OBMEP

Aguardando Calendário para 2024

OBMEP
bottom of page