top of page

EMEI Machado de Assis celebra 50 anos com aprendizados, história e memória

  • Foto do escritor: DIPED SANTO AMARO
    DIPED SANTO AMARO
  • 29 de set.
  • 2 min de leitura

No dia 13 de Setembro, a EMEI Machado de Assis realizou um evento especial para comemorar seus 50 anos, reunindo crianças, famílias, professores e ex-funcionários em uma programação que uniu história, cultura e educação. Entre as atrações, destaque para o túnel do tempo e apresentações das turmas, que representaram cada década da escola, desde 1975 até 2025. 



Túnel do tempo exibiu momentos marcantes da EMEI Machado de Assis desde 1975 até 2025.
Túnel do tempo exibiu momentos marcantes da EMEI Machado de Assis desde 1975 até 2025.

Para celebrar os 50 anos de existência, a equipe escolar decidiu resgatar a história da unidade e valorizar a memória dos profissionais que atuaram lá ao longo desse meio século de existência.

“A nossa comunidade valoriza muito os momentos de celebração. Todos os anos a escola realiza festas com as famílias, que já se tornaram um marco na comunidade. Neste ano, durante a reunião de planejamento, discutimos qual tipo de atividade apresentaríamos. Foi nessa conversa coletiva que surgiu a ideia de comemorar os 50 anos da EMEI Machado de Assis.”, explicou a assistente da diretora, Andrea Rogéria Alves Almeida. 

Durante as atividades, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer sobre a história da escola e das diferentes épocas de sua existência. No túnel do tempo, foram apresentados fatos marcantes de cada década, e as turmas se dedicaram a estudar os períodos para preparar encenações e coreografias. Assim, cada grupo representou os costumes, músicas e narrativas de uma década, transformando o aprendizado em uma vivência prática, lúdica e coletiva.


Crianças da EMEI Machado de Assis representando a década de 70 com o uniforme vermelho que marcou o início da trajetória da EMEI. 
Crianças da EMEI Machado de Assis representando a década de 70 com o uniforme vermelho que marcou o início da trajetória da EMEI. 

  Além da pesquisa e das apresentações, as famílias também participaram enviando fotos antigas, o que possibilitou às crianças conhecerem memórias de seus próprios pais e familiares na escola. Essa troca intergeracional trouxe significado ao aprendizado, conectando passado e presente. 


Mural de recordações com fotos antigas enviadas pelas famílias, resgatando memórias da trajetória da escola. 
Mural de recordações com fotos antigas enviadas pelas famílias, resgatando memórias da trajetória da escola. 

Um dos momentos mais marcantes foi o reencontro dos funcionários antigos e a reação das famílias ao revisitar memórias da escola. Para os professores e gestores, especialmente aqueles que acompanham a instituição há muitos anos, o evento também foi uma oportunidade de mostrar às crianças o valor da história e do trabalho coletivo. 

Para registrar as memórias e aprendizados, foi criado um painel de recados com mensagens das crianças, pais e professores. Entre os depoimentos, a Assistente de Direção, Andrea Rogéria Alves Almeida, destacou:

“A comunidade Machado está de parabéns! Foram necessárias muitas mãos para alcançar esse êxito. Foi um lindo processo, marcado por trocas, aprendizados, parcerias e reconstruções.”

As famílias também expressaram reconhecimento. A mãe Daniela de Cássia Souza escreveu:

“Gostaria de agradecer toda a dedicação que tiveram com as crianças nos ensaios e preparos para a festa. Tudo ficou perfeito! PS: fiquei muito feliz com os anos 90. Obrigada por despertarem a nostalgia e boas lembranças e principalmente a alegria das crianças.” 


Painel de recados com mensagens das crianças, pais e professores aos 50 anos da escola. 
Painel de recados com mensagens das crianças, pais e professores aos 50 anos da escola. 

O sucesso da iniciativa inspirou a escola a registar todo o processo em um livro ata, que será incorporado ao Projeto Político Pedagógico (PPP), valorizando o caráter educativo da experiência e reforçando o compromisso da instituição com a formação integral dos alunos.  

Com a comemoração, a EMEI Machado de Assis reafirma seu papel como espaço de aprendizagem, memória e convivência, celebrando meio século de história e construindo novas experiências para as próximas gerações. 


Rayka Souza Estagiária de Jornalismo

 
 
 

Comentários


bottom of page