Estudantes mais novos produziram um cartaz, enquanto os mais velhos entregaram folhetos e ensinaram a fazer repelente caseiro
Cartaz informativo produzido pelos estudantes da EMEF Dr Habib Carlos Kyrillos.
Por que as crianças precisam saber sobre a atual epidemia de dengue que assola o Brasil? Qual é a importância delas no combate à doença? E como elas podem ajudar? Pensando nestas questões, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr Habib Carlos Kyrillos elaborou uma espécie de “força-tarefa” que envolveu toda a escola para a conscientização do tema.
De acordo com o jornal Metrópoles, o Brasil já registrou quase 1.000 mortes por dengue e 2,5 milhões de casos prováveis da doença em 2024. Após uma estagiária da Unidade Escolar ter sido diagnosticada com dengue, foi desenvolvido um projeto para estudantes sobre a importância da prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Do 1° ao 4° ano, foi produzido um cartaz repleto de desenhos, enquanto que os estudantes do 5° ao 9° ano entregaram pela escola os folhetos emitidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com informações sobre a dengue e ensinaram a como fazer repelente caseiro.
1° ao 4° ano: desenhos integraram cartaz informativo
Exemplos de desenhos feitos pelos estudantes do 1° ao 4° ano da EMEF para o projeto.
O sucesso da proposta foi tamanho que, depois da “força-tarefa”, as crianças do Ensino Fundamental I começaram a relatar sobre os cuidados que passaram a ter, sendo atuantes no cotidiano e chamando a atenção para situações de água parada.
“Um estudante me disse: ‘Professora, eu fui na casa do meu tio e a caixa d’água dele estava destampada, aí eu dei uma bronca nele’ ”, relatou uma docente.
“Um [estudante] veio reclamar porque tinha chovido e tinham poças de água parada na quadra, então ele alertou sobre a dengue”, completou outra.
Desenhos que não entraram no cartaz informativo, mas que foram expostos nos corredores da Unidade Escolar.
5° ao 9° ano: entrega de folhetos e repelente caseiro
Os estudantes do Ensino Fundamental II também passaram uma semana aprendendo sobre as causas, sintomas e prevenção da dengue.
Através da atividade “O Grêmio Chama”, os estudantes distribuíram na escola os folhetos enviados pela SME com informações sobre a dengue, a fim de conscientizar a todos sobre a doença. Além disso, também ensinaram como fazer repelentes caseiros, usando óleo para pele, álcool 70% e folhas de citronela. Tal receita foi levada pelos alunos para ser reproduzida em suas respectivas residências.
Estudante produzindo o repelente caseiro.
As CPs informaram que o objetivo principal era “ultrapassar os muros da escola, que as crianças levem esse aprendizado para o cotidiano delas e que passem a divulgar para os outros”.
André Martinez
Estagiário de Jornalismo
Parabéns a todos envolvidos, principalmente aos estudantes!
Parabéns a Equipe da EMEF Dr Habib Carlos Kyrillos!! Essa escola é um verdadeiro movimento para Educação!!