DRE-SA promove encontro de Organização Pedagógica 2026 com equipes gestoras
- DIPED SANTO AMARO
- há 6 dias
- 4 min de leitura
No dia 28 de janeiro, a Diretoria de Educação de Santo Amaro (DRE-SA) promoveu a Reunião de Organização Pedagógica 2026 no auditório do CEU Alvarenga, reunindo as equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental e da rede direta de Educação Infantil de Santo Amaro.
No encontro as equipes da Diretoria de Ensino apresentaram as concepções e diretrizes da rede municipal para o ano de 2026 a partir do documento de Organização Pedagógica elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
A diretora regional da DRE Santo Amaro, Carolina Droga, deu as boas-vindas aos gestores para o início de 2026 e acolheu os novos profissionais que chegaram esse ano no território de Santo Amaro. “Agradeço e desejo um bom ano para as equipes gestoras das unidades educacionais que fazem, dia após dia, as aprendizagens acontecerem no contexto de cada escola. Em 2026, vamos reafirmar o nosso compromisso de trabalhar para que ninguém fique para trás, olhando com atenção para a aprendizagem de cada um dos estudantes, garantindo o processo de alfabetização na idade certa, acompanhando de perto as trajetórias dos estudantes e reduzindo a evasão escolar” destacou Carolina.
O início do encontro contou com o acolhimento do músico Thiago Ariel e da artista Ivete Damasceno, que representou a bem humorada Dona Maria para os gestores presentes. As coordenadoras do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), Larissa Galdino, do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Ana Cláudia de Paula e da Divisão Pedagógica (DIPED), Marina das Graças Moraes, apresentaram as diretrizes pedagógicas para o ano e também experiências bem sucedidas realizadas em escolas do território. A nova supervisora técnica da DRE-SA, Cyntia Simone de Souza Rodrigues, também apresentou os eixos de atuação da supervisão escolar e o calendário para a entrega das documentações oficiais pela equipes gestoras das escolas.
Novo protocolo antirracista
O encontro de Organização Pedagógica terminou com a apresentação do “Protocolo para prevenção e enfrentamento ao racismo e à xenofobia na Educação” pela formadora Mariana da Silva Santos, do Núcleo de Educação para as Relações Étnico Raciais. “Infelizmente, sabemos que no nosso cotidiano são presenciadas ocorrências de racismo e xenofobia e as escolas não estão isentas dessas ocorrências, no entanto, passou da hora de ignorarmos essa realidade ou tratarmos isso como bullying. Na ocorrência de um caso de racismo na escola precisamos tomar uma atitude que precisa ser imediata, o acolhimento precisa ser imediato e as ações de combate às posturas racistas e xenófobas também precisam ser imediatas e é basicamente isso que o protocolo vai trazer para gente por meio de orientações detalhadas que vão demandar ações todos da rede municipal” explicou a formadora Mariana.
Atualmente a Diretoria de Educação de Santo Amaro é constituída de 154 Centros de Educação Infantil Municipais (CEIs- atendem crianças de 0 a 3 anos), 35 Escolas de Educação Infantil (EMEIs – atendem crianças de 4 a 5 anos), 40 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs – atendem crianças de 6 a 14 anos), 1 Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM – atende crianças de 6 a 14 anos e adolescentes de 15 a 17 anos), 1 Escola Municipal de Educação Especial (EMEBS – atende crianças com deficiência auditiva de 6 a 14 anos), 1 Centro de Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) e 20 Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) atendendo um total de 65.562 estudantes.





Cyntia, supervisora técnica da DRE-SA























Comentários