top of page

EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos apresenta livro “Transforma Conto” em tarde de autógrafos com estudantes do 4º ano

  • Foto do escritor: DIPED SANTO AMARO
    DIPED SANTO AMARO
  • 12 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

A EMEF Dr. Habib Carlos Kyrillos realizou, no dia 05 de dezembro, a apresentação do projeto “Transforma Conto”, desenvolvido pela professora Manoela Aparecida Lacerda Guerra com os estudantes do 4º ano C. A iniciativa, que resultou em um livro autoral escrito e ilustrado pelas crianças, foi construída a partir das orientações do

Currículo da Cidade - Língua Portuguesa, reforçando práticas de leitura, escrita, oralidade e ampliação de repertório cultural dentro do processo pedagógico. 


Professora Manoela e a turma do 4° ano
Professora Manoela e a turma do 4° ano

Ao longo do projeto, os alunos revisitaram contos tradicionais e foram convidados a recriá-los, transformando personagens, alterando estruturas narrativas e produzindo novos finais. “Na proposta de reescrita com as crianças busquei orientá-las contemplando as habilidades previstas no Currículo da Cidade, que orienta a leitura crítica, o planejamento textual, a revisão e a produção autoral. Além disso, o trabalho integrou as ações de Recomposição das Aprendizagens, oferecendo oportunidades diversificadas para que todos avançassem em suas trajetórias de leitura e escrita, sempre com acompanhamento próximo”. explicou a professora Manoela Guerra. 


A professora Manoela explica o projeto elaborado a partir do Currículo da Cidade
A professora Manoela explica o projeto elaborado a partir do Currículo da Cidade

A ampliação de repertório - entendida pela equipe como “repertoriar” - foi um dos pilares da atividade. As crianças tiveram contato com diferentes versões de histórias, analisaram elementos essenciais dos contos e, a partir disso, desenvolveram autonomia para criar suas próprias narrativas. Todo esse percurso culminou no livro “Transforma Conto”, disponível em versão digital, que reúne textos autorais e ilustrações produzidas pelos próprios estudantes


Alunos autografando seus livros e registrando o momento com as famílias.
Alunos autografando seus livros e registrando o momento com as famílias.

O impacto pedagógico do projeto também foi reconhecido pelas famílias. A mãe Alana da Silva Lira relatou que percebeu uma mudança significativa no desenvolvimento do filho ao longo do ano. “O projeto da professora Manoela foi um excelente trabalho, conseguimos notar um grande desenvolvimento nas crianças. Posso dizer também sobre o meu filho, que entrou no quarto ano sem saber ler e escrever. Ela não apenas incentivou os alunos, mas nós, os pais, também, fazendo as crianças levarem livros e lições interativas para casa, para que a família pudesse ajudar na leitura e na escrita. E agora, no final do ano, meu filho está alfabetizado e com muita curiosidade para aprender mais”, afirmou. 


O encerramento do projeto foi marcado por uma tarde de autógrafos, que reuniu estudantes, famílias e equipe escolar. Cada criança apresentou sua produção e autografou seus exemplares, celebrando o protagonismo infantil e valorizando o trabalho coletivo desenvolvido ao longo do ano. A professora Manoela destacou que a experiência reforça o papel das práticas de linguagem não apenas na aprendizagem formal, mas no fortalecimento da relação entre escola, estudante e comunidade. 


Rayka Souza,
Estagiária de Jornalismo.
 
 
 

Comentários


bottom of page