top of page
Foto do escritorDIPED SANTO AMARO

EMEBS Anne Sullivan realiza atividades na Semana da Escrita de Sinais

Com a participação dos professores Sinésio Filho e Lourdes Fátima Basílio, a EMEBS promoveu oficinas com todos os estudantes e reunião pedagógica com educadores

Professor Doutor Sinésio Filho e Professora Mestra Lourdes Fátima Basílio durante reunião pedagógica na EMEBS Anne Sullivan na Semana da Escrita de Sinais.

 

“Quem fala português, escreve em português. Quem fala inglês, escreve em inglês. Os surdos: em que língua escrevem?” é uma publicação de Marianne Stumpf, feita em 2016, e que levanta uma questão pertinente: os surdos teriam conforto linguístico se tivessem acesso a escrita de sinais em idade escolar e pudessem escrever em sua própria língua?

 

Como resposta, nos dias 7, 8 e 9 de maio, a equipe da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan convidou o Professor Doutor Sinésio Filho, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e a Professora Mestra Lourdes Fátima Basílio, estudante de Escrita de Sinais de Sinésio em 2020 e professora da EMEBS, para abordar essa escrita em oficinas, atividades de observação e palestras.

 

As ações foram um sucesso! Alegando que a missão de sua vida é divulgar a Escrita de Sinais - inventada em 1974 por Valerie Sutton e já presente no Currículo da Cidade: Língua Brasileira de Sinais - para o maior número de pessoas possível, o Professor Doutor Sinésio realizou oficinas com todos os estudantes da Unidade Educacional (do Infantil aos 9°s anos), observou algumas aulas com turmas selecionadas e, juntamente com a Professora Mestra Lourdes Basílio, conduziu uma reunião pedagógica com os professores para aprofundamento do tema.


Estudante da EMEBS Anne Sullivan empolgada durante aprendizado da Escrita de Sinais com o Professor Doutor Sinésio.

 

Nas oficinas, o Professor Doutor, que veio de Belém com recursos próprios, seguiu o que cada turma sabia previamente acerca da Escrita de Sinais. Para as classes que nunca haviam tido contato com essa escrita, o Professor Doutor ensinou os símbolos básicos; já para os estudantes que possuíam algum conhecimento, foram feitas atividades como a nomeação dos estados do Brasil, a correlação de sinais entre Libras e Escrita de Sinais/Língua Portuguesa e até mesmo perguntas feitas a partir da leitura da história “Os Três Porquinhos”.


Professor Doutor Sinésio ensinando Escrita de Sinais para estudante da EMEBS Anne Sullivan.

 

Na reunião pedagógica, a Professora Lourdes explicou sobre a importância da Escrita de Sinais e como ela pode ser utilizada como instrumento pedagógico:

 

“O Português é a segunda língua da comunidade surda, a língua materna deles é a Libras. Pelo que eu observo, eles [surdos] se sentem muito confortáveis em ler as coisas na Escrita de Sinais”.

 

Além disso, a professora afirma que a Escrita de Sinais deve ser mais divulgada, já que está presente nos documentos de SME, e que os próprios educadores devem ter acesso a isso:

 

Na plataforma do SGA, encontramos vídeos em Libras com Escrita de Sinais. Esse pode ser o primeiro contato do estudante surdo com essa modalidade de escrita. Ainda há a necessidade de uma formação em Escrita de Sinais para que os professores se apropriem desse novo conhecimento e possam ensinar de forma mais efetiva”, finalizou.


André Martinez

Estagiário de Jornalismo

70 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page