top of page
Foto do escritorDIPED SANTO AMARO

AEL José de Alencar, da EMEF Professor Antônio de Sampaio Dória, faz exposição em homenagem a Ziraldo

Loan Leblon, educador da Unidade Educacional, promoveu encontro literário e contação de histórias do icônico autor brasileiro


Exposição das obras de Ziraldo feita pela EMEF Professor Antônio de Sampaio Dória.


Ziraldo Alves Pinto foi um respeitável escritor e desenhista brasileiro. Sendo um dos pioneiros dos quadrinhos no Brasil, ele ficou famoso por obras como “Flicts” e “O Menino Maluquinho”, as quais foram muito marcantes na vida de milhares de pessoas. No dia 6 de abril de 2024, aos 91 anos, o ganhador do Prêmio Nobel Internacional do Humor de 1969 faleceu por causas naturais. 


Por isso, em sua homenagem, a Academia Estudantil de Letras (AEL) José de Alencar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Antônio de Sampaio Dória, resolveu fazer uma exposição com as obras do autor. 


“Era o momento de homenageá-lo”, afirmou Loan Leblon, professor da Unidade Educacional e organizador do projeto. Na ocasião, a AEL, composta por estudantes do 5° ao 9° ano, selecionou 25 livros de Ziraldo (posicionados em uma linha do tempo de acordo com as respectivas datas de publicação) e promoveu um encontro literário, seguido por uma contação de histórias. Além disso, a exposição também contou com placas, um quadro do Menino Maluquinho, marca-páginas feitos pelos estudantes e até mesmo um vídeo autoral com a leitura das obras.


A homenagem foi compartilhada com a escola inteira e fez um enorme sucesso. Considerando que a AEL proporciona aulas de estudos literários e oficinas de teatro, alguns estudantes, engajados com a proposta, se vestiram de amarelo com um panela na cabeça, se reconhecendo enquanto Menino Maluquinho.


Laura, estudante da EMEF Professor Antônio de Sampaio Dória se reconhecendo enquanto Menino Maluquinho durante exposição em homenagem a Ziraldo.


“Eu já tinha feito outros projetos antes, mas nenhum teve o mesmo apelo que o do Ziraldo. Isso porque ele mexe com a memória de todos, porque a maioria conhece e já leu as obras dele. Os autores da nossa infância mexem com a memória afetiva das pessoas”, disse o professor.


Conhecido como autor de livros infantis, Ziraldo é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Com obras repletas de humor e irreverência, seus enredos apresentavam diversas aventuras e conflitos infantis, promovendo uma reflexão sobre a realidade.


Apresentação de alguns destaques de Ziraldo feita pelo AEL José de Alencar, da EMEF Professor Antônio de Sampaio Dória.


“O Ziraldo consegue atingir e falar com todas as idades, então ele é uma ‘porta de entrada’ para as crianças na literatura. Além dos personagens serem felizes, a questão da imaginação é importante, por isso ele tem que ser sempre lido”, finalizou Loan.


André Martinez

Estagiário de Jornalismo

54 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page