Loan Leblon, educador da Unidade Educacional, promoveu encontro literário e contação de histórias do icônico autor brasileiro
Exposição das obras de Ziraldo feita pela EMEF Professor Antônio de Sampaio Dória.
Ziraldo Alves Pinto foi um respeitável escritor e desenhista brasileiro. Sendo um dos pioneiros dos quadrinhos no Brasil, ele ficou famoso por obras como “Flicts” e “O Menino Maluquinho”, as quais foram muito marcantes na vida de milhares de pessoas. No dia 6 de abril de 2024, aos 91 anos, o ganhador do Prêmio Nobel Internacional do Humor de 1969 faleceu por causas naturais.
Por isso, em sua homenagem, a Academia Estudantil de Letras (AEL) José de Alencar, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Antônio de Sampaio Dória, resolveu fazer uma exposição com as obras do autor.
“Era o momento de homenageá-lo”, afirmou Loan Leblon, professor da Unidade Educacional e organizador do projeto. Na ocasião, a AEL, composta por estudantes do 5° ao 9° ano, selecionou 25 livros de Ziraldo (posicionados em uma linha do tempo de acordo com as respectivas datas de publicação) e promoveu um encontro literário, seguido por uma contação de histórias. Além disso, a exposição também contou com placas, um quadro do Menino Maluquinho, marca-páginas feitos pelos estudantes e até mesmo um vídeo autoral com a leitura das obras.
A homenagem foi compartilhada com a escola inteira e fez um enorme sucesso. Considerando que a AEL proporciona aulas de estudos literários e oficinas de teatro, alguns estudantes, engajados com a proposta, se vestiram de amarelo com um panela na cabeça, se reconhecendo enquanto Menino Maluquinho.
https://lh5.googleusercontent.com/4CFhyAJzl3j3KS03-DkNe1aZSB8m9Jbx_ng-YOBMG13H1pc1P_PcAYwRgvT3Ngi7ukeBAS7jJ4ZSNXrKBLCxm5GdRFdsQhDhYSYjkICHOGuUvV1ALeF5_FVPn2BrN8DilA=w1280 (Clique no link para acessar a imagem)
Laura, estudante da EMEF Professor Antônio de Sampaio Dória se reconhecendo enquanto Menino Maluquinho durante exposição em homenagem a Ziraldo.
“Eu já tinha feito outros projetos antes, mas nenhum teve o mesmo apelo que o do Ziraldo. Isso porque ele mexe com a memória de todos, porque a maioria conhece e já leu as obras dele. Os autores da nossa infância mexem com a memória afetiva das pessoas”, disse o professor.
Conhecido como autor de livros infantis, Ziraldo é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Com obras repletas de humor e irreverência, seus enredos apresentavam diversas aventuras e conflitos infantis, promovendo uma reflexão sobre a realidade.
https://lh4.googleusercontent.com/Shf_OpYpqTd5rkB1UZ035sZP1cGXiePgAJfLOBxzB7P1hNJnxFgggjyCfFRoF6g3hWFd7zF5FBFzVgy-98lGoNH1z5g8QUcDwosmzVYhD517WVC56oNjWFpwT3oqH4582A=w1280 (Clique no link para acessar a imagem)
Apresentação de alguns destaques de Ziraldo feita pelo AEL José de Alencar, da EMEF Professor Antônio de Sampaio Dória.
“O Ziraldo consegue atingir e falar com todas as idades, então ele é uma ‘porta de entrada’ para as crianças na literatura. Além dos personagens serem felizes, a questão da imaginação é importante, por isso ele tem que ser sempre lido”, finalizou Loan.
André Martinez
Estagiário de Jornalismo
Comentarios