top of page
Foto do escritorDIPED SANTO AMARO

EMEF Carlos de Andrade Rizzini realiza Mostra Cultural com pauta antirracista (Publicado Novamente)

Texto Publicado Originalmente em 10/11/2023 no Site Antigo da DIPED-SA. Disponível aqui.


Apoiado no Currículo Antirracista, o evento teve o intuito de evidenciar a Educação para as Relações Étnico-Raciais por meio de diversas atividades


Pautada no Currículo Antirracista, a EMEF Carlos de Andrade Rizzini realizou uma Mostra Cultural para discutir conceitos como raça e racismo, preconceito, discriminação e gênero, preceitos da Educação Antirracista. O evento contou com a participação de toda comunidade educacional, envolvendo os estudantes dos 1°s aos 9°s anos.

Painel da Mostra Cultural no combate ao racismo


De acordo com a Equipe Docente da Unidade, além dos planos de aula, comumente desenvolvidos, foi preciso partir dos conhecimentos dos estudantes e ampliar seu repertório para as questões como racismo estrutural, empoderamento de crianças negras, cultura africana e afro-brasileira.


“A partir de nossos estudos e reflexões no Projeto Especial de Ação [PEA] sobre o assunto, avaliamos e identificamos a necessidade de criar ações significativas, considerando a importância do tema, uma vez que são muitas as demandas internas e externas, levando-os a uma reflexão crítica, propiciando aprendizados para uma sociedade mais justa e pacífica, livre de preconceitos”, afirmaram os educadores.

Estudantes da EMEF Carlos Rizzini fazendo atividades com pautas antirracistas


Utilizando de diversas linguagens artísticas, a Mostra foi o resultado final de muitos meses de preparação, sempre incentivando o protagonismo dos estudantes e possibilitando uma grande troca de saberes.


“Tivemos várias atividades, como: sarau, teatro, cantinho de leitura afro, amarelinha africana, música, arte afro e trabalhos em argila. Além disso, a sala de leitura fomentou a pesquisa bibliográfica e as orientadoras trabalharam de maneira interdisciplinar, principalmente com a professora de arte e com os professores regentes.”

Atividade com pautas antirracistas da Mostra Cultural da EMEF Carlos Rizzini


Vale ressaltar a participação das crianças dos 1°s aos 3°s anos, que fecharam as apresentações com uma adaptação do livro “Obax”, em que a personagem, já adulta, lê uma carta dos estudantes em que contam um pouco sobre suas descobertas, como a beleza e o simbolismo do baobá e das histórias, consideradas sagradas para o povo africano.

Estudantes dos 1°s aos 3°s anos participando da Mostra Cultural da EMEF Carlos Rizzini


Ao final, todos foram convidados para uma grande roda, ao som de Fulô, referência à chuva de flores que a personagem procurava, numa linda metáfora a essa construção de uma sociedade mais justa, igualitária, que respeita a diversidade e que combate o racismo todos os dias, através da educação.


Veja mais alguns registros:








André Martinez

Estagiário de Jornalismo

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page